Projeto de Iluminação

Projeto de Iluminação A iluminação interfere diretamente na maneira como vemos e sentimos o espaço, seja ele externo ou interno, residencial, comercial ou corporativo. Cores e texturas devem ser pensadas junto com a luz e seus efeitos.

Através da luminotécnica é possível ampliar ou reduzir a sensação de tamanho de um cômodo, valorizar produtos em uma loja, gerar a sensação de conforto ou até mesmo direcionar circulações, além de aumentar a produtividade.

O projeto de iluminação consiste na indicação de pontos de luz e especificação de luminárias e tipos de lâmpadas, permitindo planejar e valorizar aspectos da construção e dos ambientes e utilizar a iluminação adequada para cada tipo de tarefa, garantindo economia e conforto.

Um bom sistema de iluminação, com o uso adequado de cores e texturas, criação de contrastes e escolha adequada de lâmpadas e luminárias pode produzir ambientes que promovem o bem estar, resultando em um conforto visual perfeito.

Por que este assunto é importante? Porque interfere diretamente na produtividade, nas vendas e na qualidade de vida de quem habita o espaço. Um sistema de iluminação inadequado pode, inclusive, produzir acidentes de trabalho. Para realizar um bom projeto de iluminação é necessário o conhecimento de conceitos luminotécnicos, lâmpadas, luminárias e ter sensibilidade quanto aos aspectos psicológicos gerados pela luz nas pessoas.

  Voltar