Projeto de Retrofit de Iluminação

Projeto de Retrofit de Iluminação Grande parte dos sistemas de iluminação de instalações elétricas antigas possui significativo potencial de consumo de energia, uma vez que apresentam equipamentos de tecnologia obsoletas, com alto consumo energético.

O retrofit é a substituição e a modernização do sistema de iluminação, através de um levantamento dos equipamentos utilizados (tipos de luminárias, lâmpadas e reatores) e das cargas de iluminação: potência instalada e tempo de uso de cada ambiente da instalação para estimativa da demanda e consumo de energia elétrica.

É feita uma medição dos níveis de iluminância dos ambientes e comparação com os níveis recomendados pela norma NBR 5413 e elaborado o projeto do novo sistema de iluminação, considerando-se a possibilidade de substituição dos equipamentos existentes por equipamentos mais eficientes, além da análise dos sistemas de controle existentes e previsão de sistemas mais eficientes, caso seja possível, como maior segmentação do controle por meio de interruptores, aproveitamento da iluminação natural, utilização de sensores de presença e/ou luminosidade e sistemas de automação.

Por fim, é apresentado o cálculo da economia de energia do sistema considerando o consumo mensal ou anual dos sistemas novo e antigo. Através destes cálculos pode-se mensurar a redução na potência instalada, redução nos custos operacionais (consumo de energia e manutenção) e em quanto tempo se tem o retorno do investimento.

  Voltar